Escolha uma Página

Em nossa ultima conversa estávamos falando sobre o líder e a possibilidade de desenvolver certas competências que engrandecem seu papel e facilitam seu trabalho.

Você conseguiu pensar sobre isso? Que aspectos você tem que te favorece, e o que precisa ser desenvolvido?

Com essa reflexão fica mais fácil entendemos primeiramente quais são as competências essenciais para o bom gestor. Você sabe quais são?

Um bom gestor apresenta três níveis de competências básicas:

1) competências técnicas;

2) competências de autoliderança;

3) competências de gestão de pessoas.

Todas as três se correlacionam e juntas fazem toda a diferença entre os bons e os não tão bons gestores.

A maioria dos “recém lideres” tem muita dificuldade no exercício de seu papel. Isso ocorre por vários motivos. Entre eles podemos citar a falta de conhecimento do próprio papel e a falta de preparação adequada para o exercício da função.

Tradicionalmente, isso deriva de duas situações! Nas empresas mais antigas, normalmente o funcionário mais velho é promovido a função de líder. Por ter muita competência técnica, mas não necessariamente esta preparado para a função de gestor. Ou, na segunda situação, um empreendedor, com muito conhecimento sobre um determinado produto, ou por gostar muito de fazer determinada atividade, resolve abrir seu próprio negócio. Mas nem sempre está preparado para lidar com outras pessoas e equipes de trabalho.

Assim sendo, normalmente quem assume o papel de líder predispõe de uma boa competência técnica quanto as atividades profissionais. Entende muito bem do trabalho, da atividade em si, sabe executar com plenitude as atividades profissionais técnicas.

O grande erro é pensar que isso por si só é suficiente para garantir bons resultados com a equipe.

Precisamos ir além disso! E adquirir capacidades pessoais e de liderança que deem suporte à nossa competência técnica!

E é neste momento que se complementa a capacidade técnica com as competências de auto liderança e de gestão de pessoas.

As principais capacidades pessoais, chamadas auto liderança, estão relacionadas com a capacidade, por exemplo, de ter controle emocional, resiliência, paciência, saber gerir o tempo. São aspectos mais voltados para a personalidade do gestor, que precisa ter habilidade e facilidade para lidar com pessoas.

Já as competências de gestão, ou liderança propriamente dita, estão associadas a capacidade de delegar, organizar, planejar, cobrar quando necessário, motivar. Ou seja: conseguir resultados, de maneira harmônica e equilibrada, pela ação e comportamento de outras pessoas! Ajudando-as, dirigindo-as, desenvolvendo-as!

Resumindo: precisamos das três competências juntas (conhecimento técnico, comportamento de auto liderança, e competências para gerir pessoas) para ter um resultado de excelência!

Agora que entendemos melhor quais as competências de um bom lider, ficou mais fácil fazer a reflexão sugerida em nosso ultimo post?

Dessas três qual predomina em você? O que possui que é bem desenvolvido? O que precisa melhorar? Que ações pode tomar para melhorar o que falta?

Se precisar de ajuda para essa autoanálise veja com os colegas de trabalho. Peça para que eles te ajudem a perceber suas características mais marcantes. Se ainda assim ficar com duvidas é só mandar um recadinho que eu respondo!