Escolha uma Página

Se esta pergunta fosse feita a qualquer profissional do mundo a maioria das respostas seria a de que se consideram prontos para uma promoção e que a empresa e o chefe deveriam reconhecer isso o quanto antes.

Mas e do ponto de vista da empresa? O que será que ela leva em consideração?

Citando Jack Welch, considerado um dos maiores CEOS do século, é muito simples responder a esta questão: é preciso considerar o desempenho superior e o alinhamento dos valores organizacionais com os do profissional.

Então vamos lá, primeiro: desempenho superior. Com toda sinceridade, como anda seu desempenho? Existem praticamente três tipos de profissionais na empresa, veja em qual deles você se encontra:

– os baixa performance – aqueles que não entregam os resultados esperados por sua função;

– os média performance – aqueles que fazem exatamente o que está descrito na descrição de cargos, os que picam cartão no horário, que são importantes para manter o sistema, mas não para melhorá-lo;

– e os alta performance – os que estamos tratando aqui, aqueles que se superam frequentemente, colaborando com novas ideias e visões, com a solução de problemas e a melhoria de processos e do trabalho, que acaba afetando toda organização.

Para te ajudar, reflita:

– Você tem sido convocado para participar de algum projeto importante na empresa?

– Nos últimos seis meses, pelo menos uma coisa mudou na empresa devido a sua contribuição?

– As pessoas te procuram para pedir opinião sobre melhoria e novas perspectivas?

Por fim, e tão importante é falarmos sobre valores que estão relacionados intrinsecamente com as coisas que você valoriza e que demonstra em atitudes no seu dia-a-dia. Cada empresa tem a sua identidade, a sua forma de ser e essa precisa combinar com seu estilo pessoal. Por exemplo, se você é uma pessoa que valoriza novidades, tecnologia e inovação, se sentirá e se dará melhor trabalhando numa empresa onde estes valores são vivenciados diariamente.