Escolha uma Página

Você sabe o que é ser líder? Qual o papel do líder? Se considera um bom líder? Sabe o que fazer para melhorar e se autodesenvolver enquanto líder? Todos esses, e muitos outros, são questionamentos que vem assombrando os empreendedores e gestores da atualidade.

São tantos questionamentos e dúvidas que não sabemos ao menos por onde começar. Acredito que o essencial é começar entendendo o que é liderança e qual o real papel do líder no ambiente profissional.

Importante compreender que a liderança não está associada unicamente ao caráter, a personalidade, ou a técnica, mas além disso, à capacidade de influenciar e conduzir outras pessoas para atingir um objetivo em comum. No caso de uma empresa, para o objetivo organizacional estabelecido pela mesma.

Não se resume à atribuições de atividades, regras, procedimentos. Esta muito mais voltada para a capacidade que o gestor deve ter para conduzir as pessoas, de forma harmoniosa e respeitosa, ao objetivo coletivo.

Muitas pessoas assumem o papel de lideres, mas nem sempre estão preparados para tal função. Percebe-se que muitos têm ótima competência técnica, são profissionais que conhecem o trabalho, conseguem desenvolver com excelência o produto, mas conhecem muito pouco ou quase nada de si mesmos e dos demais. Não entendem de “gente”!

Um bom líder é aquele que consegue gerir as pessoas! E gerir pessoas está muito mais associado ao desenvolvimento de outros. A palavra gerir faz referencia a “gestação”, de gerir um filho, gerir uma criança. Portanto gerir no ambiente profissional está associado a capacidade que o líder tem de fazer com que as pessoas da sua equipe se desenvolvam enquanto pessoas e profissionais. Fazer com que se tornem pessoas melhoradas, com maior capacidade, com melhor desempenho, e sobretudo, mais satisfeitas e felizes no seu ambiente de trabalho.

A boa notícia é a que tudo isso pode ser desenvolvido!

Qualquer pessoa pode se tornar um bom líder, um bom gestor! Para isso é preciso dedicação, conhecer as ferramentas corretas, desenvolver as competências de gestão que ainda não possui, e muito, muito treino!

Preparados para o desafio? Nos próximos post vamos ver como fazer isso!