Escolha uma Página

 

Você já sentiu isso?

Aquela sensação de que você contribui muito com a empresa, mas infelizmente, ninguém vê isso?

Você sente que pode dar mais de si, mas por falta de oportunidade você se acomoda?

Você deseja desenvolver-se profissionalmente , mas não sabe como?

Se você respondeu “sim” a uma das questões acima, este post é para você.

 

Tornar-se um profissional de sucesso é o sonhe de 99,99999% dos profissionais, independentemente das funções e atividades que exerce atualmente, pois faz parte do ser humano, é algo biológico querermos o progresso em nossa vida. E sim, são inúmeros fatores que estão envolvidos para você chegar ao topo.

 

Mas se eu eu pudesse lhe dar apenas uma dica poderosa, baseada na minha experiência profissional em desenvolvimento humano e organizacional, onde pude ter o privilégio de observar e de colaborar com o êxito de muitos profissionais que se sentiam estagnados, desvalorizados, que buscavam promoção, transição de carreira ou mesmo o crescimento do seu negócio, é o seguinte: desenvolva suas habilidades de liderança – mesmo que você não tenha a pretensão de assumir um cargo de comando, você só tem a ganhar quando consegue influenciar positivamente as pessoas a fazer um trabalho bem feito em equipe – afinal, todos são impactos pelos resultados dos outros.

 

Acontece que…

 

O desenvolvimento da liderança começa com a autoliderança – em colocar você no comando da sua vida.

 

Então, sem mais espera, segue algumas dicas práticas que você pode colocar em prática ainda hoje e colocar sua carreira no rumo certo do desenvolvimento e da realização profissional. Não para ficar rico, mas para prosperar, levar seus sonhos adiante e dar certo na vida, seja o que for que isso significa para você.

 

DICAS PARA DESENVOLVER A AUTOLIDERANÇA

 

1) Tenha clareza do que você quer

Só você pode chegar a essa conclusão. Mas para que você não sofra demais ao pensar em tomar uma decisão definitiva que que vai alterar toda a suas vida, sem ter nenhuma evidência de que vai dar certo, minha dica é: estabeleça um objetivo claro e possível de ser atingido num período de tempo, por exemplo: Ser o melhor vendedor da minha empresa até Dezembro de 2019.

E ao estabelecer este objetivo por escrito (sim, tem que escrever, nem que for num pedaço de papel de pão e guardá-lo na sua carteira), não o mude.

 

2) Faça de tudo o que puder, se esforce ao máximo para atingir seus objetivos

E se precisar, mude suas ações para chegar até lá, mas não seu objetivo antes da data que você estipulou.

Ao  final dela reflita, atingiu o objetivo? Se sim, ótimo parabéns, você mereceu! Se não, decida se você quer continuar ou não tentando, ou se quer mudar. Seu objetivo deve ser encarado apenas como uma direção a seguir, mas ele não deve ser um obstáculo ao seu propósito maior – que é o de ser feliz.

 

3) Livre-se de pessoas negativas

Nada atrapalha mais nossos sonhos projetos do que pessoas negativas, reclamonas, pessimistas, vampiras (aquelas que tiram suas energias), mal humoradas, egoístas, que se encostam, agressivas, e por ai vai. Sabe aquelas pessoas que dizem: Ah! isso não vai dar certo! Ah, isso é difícil… Ah, isso é muito grande, você não vai conseguir!

Enfim, livre-se dessas pessoas negativas, e cerque-se de pessoas que te deem ânimo, coragem e que te ajudam a avançar. Mesmo que for pessoas próximas e íntimas, decida: Fora!

 

4) Faça somente o bem para você

Muitas vezes, mesmo sabendo que não deveríamos fazer algo porque aquilo vai nos prejudicar, nos deixar mal, fazemos.

Fazer somente o que bem para você é uma atitude interna de pensar o seguinte: “Eu nunca farei nada contra mim mesmo!”. E cumpra.

 

5) Desenvolva sua inteligência emocional.

É bom que razão e emoção andem juntas, afinal são parte complementares de nós. Mas se você se deparar numa situação em que você tenha que optar entre seu coração e a razão, opte pela razão para voltar ao equilíbrio.

 

6) Seja resiliente

Você vai cair, 1000 vezes, mas levante-se 1001.

As adversidades e os obstáculos são fenômenos naturais que se colocam no caminho de quem está em movimento.

E conforme você os ultrapassa, vai ficando mais forte e preparado para enfrentar desafios ainda maiores. O que não pode acontecer é você desistir. Isso nunca.

 

7) Seja assertivo

Tenho um cliente que acha engraçado esta palavra. Ele nunca a tinha ouvido e sempre me pede para repeti-la.

A S S E R T I V I D A D E!

É o equilíbrio que está entre os dois extremos: de um lado a raiva, que torna a pessoa agressiva e de outro o medo, que deixa a pessoa passiva.

Em raros casos, as vezes a situação pede que sejamos mais agressivos ou mais passivo, mas na maioria das vezes, opte-se sempre em ser uma pessoa assertiva – aquela que fala e age com objetividade e clareza de propósitos e objetivos, respeitando os seus direitos e limites, e também os dos outros.

 

8) Tenha fé em Deus e em você mesmo!

A ciência já comprovou que a fé cura doenças e faz milagres.

Uma pessoa sem fé é uma pessoa triste.

É claro que só a fé não ajuda, ela precisa vir acompanhada de ações!

Você não está aqui por acaso. Lembre-se de que não é apenas um ditado popular, mas algo que acredito e você também deveria: você não é o dono do mundo, mas é filho dele.

Então, pra frente sempre!

 

Quer contribuir? Deixe sua opinião sobre o que favorece e o que desfavorece a autoliderança!